Blog

Tudo o que você precisa saber sobre ter o “nome sujo”

O M3BANK te ajuda a entender melhor sobre as consequências dessa ação.

A expressão “sujar o nome” é muito antiga, refere-se a uma época onde os comerciantes se reuniam em praças públicas para compartilhar com as pessoas o nome daqueles maus pagadores. Muitos anos se passaram, mas essa forma de falar ainda é bem presente nos dias atuais.

- Antes de entender as consequências do nome sujo, precisamos entender o que exatamente isso significa.

De maneira breve, a pessoa que tem o “nome sujo” é alguém que adquiriu um serviço ou um produto e, por inadimplência, acabou ficando com o nome apontado/ negativo, nas listas dos órgãos de proteção ao crédito (Serasa, SPC Brasil ou Boa Vista SCPC).

Segundo uma pesquisa do Serasa, o número de inadimplentes passou dos 65 milhões, índice só ultrapassado em abril e maio de 2020. São 65,69 milhões com o 'nome sujo', um aumento de 0,81% em relação a fevereiro deste ano.

- Quando o nome fica de fato sujo? 

Quando acontece um atraso no pagamento de qualquer conta ou despesas, como, por exemplo, luz, água, aluguel e claro, o tão temido cartão de crédito. 

A inscrição do nome nos órgãos de proteção ao crédito é um processo não automático. A partir do primeiro dia de inadimplência o credor já pode inserir o nome do devedor no cadastro de inadimplentes se assim desejar, entretanto, antes de tudo, ele precisa comunicar esses órgãos.

Vale ressaltar que uma pessoa inadimplente precisa ser avisada que o seu nome será enviado para o Serasa, SPC ou Boa Vista. A partir de ser notificada, ela terá um prazo de 10 dias para negociar o seu débito ou até mesmo quitá-lo. Se isso não ocorrer, aí sim a pessoa ficará com o “nome sujo”.

E quais as reais consequências de sujar o nome?

Todos nós concordamos que sujar o nome é algo que ninguém deseja, não é legal saber que tem o nome apontado em qualquer serviço de proteção ao crédito, inclusive, isso pode afetar a vida das pessoas de diversas formas.

Como ter o nome negativado indica que a pessoa é má pagadora, o devedor encontrará algumas dificuldades, dentre elas:

- Fazer financiamento, seja de carro, imóvel ou qualquer outro bem;

- Abrir contas correntes ou adquirir um cartão de crédito;

- Conseguir empréstimo;

Além disso, existe um dispositivo em nossa CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) permitindo que bancários sejam demitidos caso estiverem com o nome sujo.

Tirando as instituições financeiras, nenhuma outra empresa pode recusar contratar pessoas que sejam devedoras, isso é considerado por lei. O mesmo vale para concursos públicos. Apenas aqueles para setores bancários e para instituições como Banco Central, Casa da Moeda e BNDES podem barrar candidatos com o nome sujo.

- Como limpar o nome?

Essa resposta é fácil, o único caminho é entrar em contato com a empresa e negociar o pagamento.

Contudo, se o valor for muito alto e a pessoa decidir pagar a primeira parcela, a empresa precisa acionar o órgão de proteção ao crédito e retirar o nome do devedor em até cinco dias úteis. Mas atenção, caso as próximas parcelas não sejam quitadas, o nome volta a aparecer como sujo.

Aqui no M3BANK, nós sabemos da importância de se quitar as dívidas e ter o nome limpo, por isso, queremos sempre te ajudar a ter o controle de sua vida financeira.

Conte com a gente ;)

Mais publicações

Abra sua conta

Ligue a câmera do seu celular e aponte para o QR Code abaixo. Você será redirecionado para a loja de aplicativos. Aí é só baixar o app do M3Bnk e abrir a sua conta.